-
Arquitetos: OSPA Arquitetura e Urbanismo
- Área: 5889 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Gabriel Konrath
-
Fabricantes: Alubauen, Conipel, Deca, Docol, Eliane, Fabritec, Itagrill, Pasinato, Placo, TKE
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em um bairro bucólico e majoritariamente residencial unifamiliar, o Cap. 1 Três Figueiras é um empreendimento que propõe o conceito de casas suspensas.
O terreno em questão, em aclive, possui a presença de uma das Figueiras que dão nome ao bairro Três Figueiras. Como premissa do projeto, todas as unidades são dispostas de frente, garantindo as orientações leste e oeste, além de visuais para a notável árvore.
A volumetria do projeto é fruto da ideia de seguir o padrão geométrico do entorno: os quatro lotes existentes são base para quatro blocos, cada qual com quatro apartamentos escalonados. Tal escalonamento não é formalista: a edição do prisma original reduz o impacto da edificação na região, afastando-a da via pública a cada pavimento, além de acompanhar a topografia original do terreno e gerar terraços privativos com piscinas lineares. Entre os pavimentos, ora a frente do apartamento é paralela à via em frente, ora perpendicular à divisa lateral, criando dinamismo para os volumes.
Os terraços são peça importante do projeto. Segundo a legislação local, não são contabilizados como área construída, o que aumenta o potencial de área privativa para venda. Visando gerar maior privacidade entre as unidades e reforçar o conceito de casas suspensas, cada apartamento ganha uma bandeja com seção “U” em concreto aparente, coroada na sua frente pela piscina revestida em pedra Hijau. A disposição dos ambientes na planta de cada unidade busca posicionar áreas sociais em frente ao terraço, o que, juntamente com as amplas esquadrias piso-teto, borra as delimitações entre áreas externas e internas, conforme a vontade do morador.
Seguindo a premissa de um urbanismo focado no pedestre e em uma cidade mais permeável visualmente, as áreas condominiais são propostas na fachada do pavimento térreo. Evitando criar um salão de festas convencional, a edificação ganha uma área que, no dia a dia, é entendida como um lounge, uma extensão do hall de acesso. Conforme a necessidade, divisórias retráteis acústicas são fechadas, garantindo o isolamento para o uso privativo. Além do lounge, uma academia, um spa, saunas seca e úmida e uma sala de massagem complementam as amenidades do empreendimento. Atravessando este pavimento, é disposta uma galeria linear com obras de arte de curadoria internacional.
O paisagismo está presente em toda a parte. Os mais de 50 metros de testada são utilizados para um jardim escalonado que faz a transição entre a calçada pública e as áreas condominiais do projeto. Cada terraço recebe um conjunto de floreiras, além de ser incentivada a arborização particular. Fazendo fundo à Figueira, um jardim vertical se estende por toda a divisa dos fundos, sendo visto pelas suítes de todas as unidades. Os apartamentos do segundo andar possuem gardens no fundo, cada qual com sua personalização conforme demanda do morador.
O Cap. 1 Três Figueiras é um empreendimento que incentiva o que há de melhor no bairro em que está inserido e propõe uma forma de habitar focada no bem-estar e em viver a cidade ao seu redor.